16
- maio
2018
III Festival de Cenas Curtas do Colégio Morumbi Sul

 

Nesta última terça-feira, 15 de maio, o Colégio Morumbi Sul  promoveu o III Festival de Cenas Curtas,  um exercício interno do Curso de Teatro destinado à preparação dos alunos para a Mostra de Teatro, um grande evento que acontece no fim do ano. Com isso, os alunos já experimentam o trabalho com texto e a divisão de personagens, familiarizando-se com este tipo de atividade, que na conclusão do curso, ganha uma dimensão muito maior.

Por se tratar de um exercício interno, os três elencos do grupo de teatro se revezam entre plateia e atores, podendo aprender com a prática e com a observação para melhorar o processo de aprendizagem, desinibição e desenvoltura. É o primeiro contato com uma plateia. Porém, uma plateia que “faz parte do mesmo grupo” e que contribuirá de maneira muito positiva nesta parte inicial do trabalho.

O Festival de Cenas Curtas do Colégio Morumbi Sul, realizado essa semana, contou com a participação de todos os alunos matriculados no Curso de Teatro, desde o 1º Ano do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio.

PEQUENOS CONTOS PARA COMEÇAR O DIA – A proposta para o Festival de Cenas Curtas desse ano foi uma criação mais autoral, por parte dos alunos. Todas as cenas foram inspiradas por contos do livro “Pequenos Contos para Começar o Dia” de Leonardo Sakamoto, que também intitula o Festival. Através de improvisações inspiradas pelos contos, realizadas pelos próprios alunos em sala de aula, a professora Vivi Gonçalves roteirizou, posteriormente, cada uma das cenas. O resultado ficou incrível! Trabalhar com essa transposição de gêneros, do conto para a dramaturgia, foi uma experiência muito significativa para os alunos do Relicário Grupo de Teatro!

A programação do Festival contou com  sete cenas curtas:

– “Sobre a nossa capacidade de fabular e quebrar paradigmas…”: Cena 4 em 1 – Realização: alunos do 1º ao 5 º ano do Ensino Fundamental I.

– “Sobre transformar dor em flor…”: Realização: alunos dos 6 º, 7 º e 8 º  anos do Ensino Fundamental II.

– “Sobre sonhar e amar…”: Realização: alunos dos 6 º, 7 º e 8 º  anos do Ensino Fundamental II.

– “Sobre guiar caminhos…”: Realização: alunos dos 6 º, 7 º e 8 º  anos do Ensino Fundamental II.

– “Sobre quando números viraram pessoas…”: Realização: alunos do 9 º ano ao Ensino Médio.

– “Sobre as mãos feridas pela necessidade…”: Realização: alunos do 9 º ano ao Ensino Médio.

– “Sobre o que é forte o suficiente para preencher o vazio…”: Realização: alunos do 9 º ano do Ensino Médio.

Por se tratar de um Festival, os destaques receberam certificados e troféus da Professora Viviane como incentivo para o seu desenvolvimento teatral e reconhecimento de seu talento:

A aluna Alice Felix, do Grupo de Teatro, também colaborou com fotos para essa notícia.


Deixe um comentário