29
- março
2018
Estudo sobre a pedra lascada

Em uma aula de História o professor Lúcio apresentou aos alunos do 6º ano estudos paleontológicos sobre a evolução do homem e os recursos empregados no período paleolítico, com o advento da pedra lascada.

Para facilitar o entendimento sobre a vivência de nossos ancestrais, foram mostrados utensílios que, para os desavisados, parecem rochas comuns, mas na realidade são réplicas de cerca de 3,3 milhões de anos. Os alunos conheceram detalhes dessa etapa da Pré-História na prática e estudaram o Período Paleolítico – ou Período da Pedra Lascada -, considerado o mais longo da Pré-História. A ele são atribuídas a fabricação de ferramentas, como machados, lanças, cajados, facas, raspadores, furadores e cortadores. Todos esses artefatos proporcionaram aos antigos ancestrais não só o domínio da natureza bem como o desenvolvimento das funções cerebrais.

Visando tornar ainda mais completo o estudo, o professor liberou o uso de celulares na aula para que os alunos fizessem o registro das pedras estudadas e elaborassem um relatório de análise, além de sondar o que as pedras têm em comum com os modernos celulares. Ficaram curiosos? Façam as suas próprias pesquisas…

Deixe uma resposta