Hora da culinária – chapeuzinho vermelho

Depois de ouvir a história de “Chapeuzinho Vermelho”, a turminha do Infantil II E se organizou para preparar um delicioso bolo,  igualzinho ao que Chapeuzinho e sua vó fizeram após  “uma aventura na floresta para comemorar o final feliz”.

A atividade teve etapas, que incluíram o conhecimento da receita, seus ingredientes e modo de preparo.  As crianças prestaram muita atenção às explicações da professora e aprenderam alguns termos culinários, como untar, bater e misturar, entre outros. Depois, hora de colocar a mão na massa (literalmente). Ao término, todos se deliciaram com o bolo e levaram para casa uma cópia da receita para fazer o bolo com seus familiares.

Em atividades como essa, atividade envolvendo receitas e culinária, as crianças adquirem conteúdos importantes, não apenas de linguagem, mas também de assuntos relacionados à alimentação, ao desenvolvimento motor e ao aprendizado de contagem e medidas.

Ficou uma delícia!!!

Receita: Bolo da vovó

Ingredientes:
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
2 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de sopa) de fermento em pó
2 colheres (de sopa) de canela em pó
2 ovos
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa vasilha (menos o fermento) e mexa até obter uma massa homogênea. Adicione o fermento por último.
Coloque a massa numa forma com furo central. Caso queira colocar a massa numa assadeira retangular média, dobre a receita, pois o bolo apesar de ficar macio, fica muito baixo.

Tempo de assar 25 a 35 minutos.Cobertura: colocar uma mistura de açúcar e canela em cima.
Dica do livro Anglo, nível 1.

Deixe uma resposta