“Maio Amarelo- Atenção pela vida”. Faça a sua parte!

O Colégio Morumbi Sul apoia e participa da campanha “Maio Amarelo- Atenção pela vida”, uma ação coordenada entre o Poder Público e sociedade civil com o objetivo de chamar a atenção de todos para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O Movimento Maio Amarelo propõe colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Na educação não seria diferente, por isso, como escola que tem a responsabilidade de contribuir para a formação de cidadãos,  propomos uma reflexão.

Em nosso dia a dia, não raro criticamos essa ou aquela atitude no trânsito e, momentos depois, lá estamos nós a cometer os mesmos erros, as mesmas faltas.  Sob o pretexto da falta de tempo, nos permitimos colocar o carro em uma vaga para idosos ou PNEs, paramos em fila dupla, dirigimos falando ao celular, andamos no corredor de ônibus, tentamos burlar os radares e, ao fim do dia, diante da televisão, criticamos a falta de ética e do respeito ao próximo!? Vamos pensar a respeito: serão esses os exemplos que queremos dar para nossos filhos?

Em nossa escola, é frequente observamos,  na via interna, atitudes nada cidadãs que interrompem o fluxo dos automóveis, causam trânsito e transtornos a diversas pessoas. E isso, com as crianças a bordo ou esperando para entrar nos veículos, mas assistindo a tudo, muitas vezes sem entender o porquê de seus pais agirem de forma tão inadequada.

Sim … nossa sociedade passa por uma eminente necessidade de revisão dos valores e, mais do que nunca, é preciso refletir sobre nossas atitudes, antes mesmo de questionar o comportamento alheio. Ao apoiar uma campanha que alerta para os cuidados que devemos ter ao dirigir, exercitamos nosso papel de educadores, que vão além de oferecer o conteúdo didático ensinado em sala de aula e buscam promover a reflexão sobre as melhores condutas e os exemplos que queremos compartilhar com nossos filhos e alunos.

Pais, nossos filhos precisam de modelos e boas referências. Vamos ajudá-los a tornarem-se cidadãos mais comprometidos com a ética e os melhores valores humanos. Vamos dar o exemplo?

Deixe uma resposta