Uma volta no quarteirão

Em um dia ensolarado, as crianças do Alfa saíram para uma caminhada no quarteirão da escola. Vários estímulos aguçaram a já habitual curiosidade dos alunos, afinal, a região percorrida é cercada de áreas verdes, travessias, semáforos e tem até um lago cheio de gansos e patos. Essa atividade,  proposta pela Coleção Anglo, conduziu à reflexão e questionamentos sobre o Planeta Terra, a começar por um espaço que eles já conhecem muito bem: a escola e seus arredores.

Acompanhadas por professores, auxiliares, seguranças e equipe do transporte, as crianças tiveram a oportunidade  de interagir com os inúmeros estímulos que estão presentes no contexto social. A rua é pública, lugar de todos, com diferentes funções e diversos espaços de convivência. Tem lugar do carro em movimento, carro estacionado, das motos, bicicletas, para o pedestre andar e atravessar. Existem proibições e perigos, como garagens movimentadas. Há símbolos pintados no chão e nas placas e é necessário ficar atento em todos eles, o tempo inteiro.

O trabalho que os pais já começaram em casa, a escola ajudou a aprofundar com uma didática diferente, que estimulou as crianças a prestar mais atenção nas instruções. São informações aparentemente simples, mas extremamente relevantes e úteis ao longo de toda a vida. Afinal, mesmo depois de adultos, lembramo-nos de olhar bem para os dois lados antes de atravessar a rua.

Deixe uma resposta