Volta às aulas – pais e filhos preparados

Faltando poucos dias para o fim das férias, muitos pais e alunos já se preparam para o retorno à rotina escolar e profissional.  

A volta às aulas é o maior de todos os desafios: como retornar à sala de aula da forma mais tranquila e produtiva possível? Esta etapa geralmente vem acompanhada de muita ansiedade – especialmente quando a escola é nova para o aluno – e de um misto de preguiça e vontade de retornar e reencontrar os colegas, conhecer sua turma, dinâmica de aulas na nova série, os professores… Tudo é sempre muito novo, ainda que a escola seja a mesma.

É importante que haja preparação, incentivo e motivação, tanto dos alunos, como dos pais. Especialistas sugerem algumas ações em casa que podem ajudar toda a família nesse início de ano:

  • Adotar uma rotina de horários na semana anterior ao início das aulas é positivo, principalmente para as crianças que estudam pela manhã se acostumarem a dormir e acordar mais cedo.
  • Ressaltar os benefícios da volta às aulas, como matar a saudade dos colegas, aprender coisas diferentes e fazer novos amigos, também é fundamental. A escola precisa ser vista como um lugar agradável, de lazer e conhecimento.
  • Envolver as crianças com a preparação do material escolar, merenda e uniforme também é uma ação que ajuda a criar envolvimento.

Primeira matrícula

Se a rotina de retomar os estudos já é marcante para uma família que está acostumada com o processo, imagine aquela que terá que passar por isso pela primeira vez? Especialistas comentam que, apesar da angústia dos pais, que é bastante comum, a adaptação das crianças em geral é bastante tranquila. Para que tudo caminhe bem, é decisivo que os pais pesquisem bastante antes de escolher uma escola na qual possam confiar. Conforme a rotina das turmas, as crianças se adaptam gradativamente, permanecendo poucas horas nos primeiros dias. Mas, fique atento para não passar para as crianças a sua própria ansiedade.

Há outras ações que podem auxiliar nesse momento, como a conversa sobre o retorno às aulas, acompanhar de perto a sua rotina e demonstrar interesse sobre as novidades que a criança trouxer. A presença dos pais é sempre importante, mas é fundamental nos momentos que possam gerar alguma insegurança para os filhos. Fique atento e todos transitarão tranquilamente por essa etapa tão importante na vida das crianças e dos pais.

 

Deixe uma resposta