03
- maio
2019
Atividades que desenvolvem

No B2, espaço do Berçário Morumbi Sul destinado a crianças com mais de 1 ano de idade, o professor Rafael Amaro realiza atividades que estimulam o desenvolvimento motor das crianças nas primeiras passadas. Para isso, utiliza recursos que acompanham a sua faixa etária e o desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento da coordenação motora acontece de forma natural e obviamente necessita de estímulos para que o resultado seja ainda melhor e dentro do esperado. Mas eles devem ser feitos com certo cuidado, dentro de um limite para que não seja forçado a fazer coisas demais para sua fase. Não existe melhor maneira de se desenvolver, do que por meio de atividades lúdicas. É a coordenação motora infantil que permite que a criança consiga dançar, pular e fazer tarefas que irão se aperfeiçoar cada dia mais, como escrever e usar uma tesoura para recortar um papel.

Para aprimorar seus movimentos, o especialista realiza atividades simples, mas que têm um valor muito importante para o desenvolvimento motor do bebê:

Colar a bola na fita

As bolas coloridas são um atrativo para que as crianças as peguem e tentem grudá-las na fita. A atividade requer movimentos coordenados para colocar as bolas no lugar certo. 

Bola na caixa

Nesta atividade as crianças têm que colocar as bolas na caixa por meio de orifícios. É necessário que tenham movimentos precisos para acertar o alvo, desenvolvendo a coordenação motora fina, que trabalha com músculos menores, como mãos, dedos e pés.

Andar na escadinha

A escadinha, utilizada como marcação para os passos em um exercício de equilíbrio e coordenação motora, estimula o desenvolvimento da coordenação motora grossa, que define os movimentos que requerem mais habilidade, como correr, saltar, subir escadas e chutar.

Quando começam a engatinhar por volta dos seis aos 10 meses de vida, as crianças precisam de estímulos e espaço com muito mais chances de exploração e desenvolvimento da coordenação motora.

Ao ficar em pé sozinho e andar, chegando ao seu primeiro ano de vida, a coordenação motora grossa esta começando a se aprimorar. A partir deste momento, deverá ser trabalhada para evoluir cada vez mais. Crianças se desenvolvem e aprendem novas habilidades em tempos diferentes. Por isso não se deve ser cobrado e nem comparado com o desenvolvimento dos demais.


Deixe um comentário