Morumbi Sul, uma escola segura!

Antes mesmo da confirmação de uma data para o retorno às aulas presenciais, o Colégio Morumbi Sul já adotou protocolos para garantir que alunos voltem da maneira mais segura possível, com uma série de ações para evitar a contaminação na comunidade escolar.

Orientações internacionais como as do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com base nas diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde), já vêm sendo colocadas em prática em nossa escola.

Confira o que está sendo realizado no MS

1. PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA E SANITIZAÇÃO

De acordo com orientações dos especialistas, o Colégio Morumbi Sul adotou medidas para realizar a limpeza e sanitização da escola, que incluem produtos e equipamentos específicos, segundo protocolos.

2. USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

Os equipamentos de proteção já estão inseridos no contexto diário dos colaboradores, que, dependendo das áreas, fazem uso de máscaras e protetores faciais, luvas, uniformes próprios e termômetros para aferir a temperatura na entrada da escola, além de contar com dispensers de álcool em gel em todos os espaços.

3. SUPORTE DE ESPECIALISTAS NAS ÁREAS MÉDICA E DE NUTRIÇÃO

Desde o início da pandemia de Covid-19 o Colégio Morumbi Sul conta com o apoio de especialistas na área de saúde para nortear sua conduta com os estudantes, suas famílias e também com os colaboradores.  Neste momento, equipes das área médica e de nutrição criaram protocolos que orientam as medidas adotadas em todas as frentes.

4. TREINAMENTO E ORIENTAÇÃO DA EQUIPE

POP e NORMAS DE CONDUTA – Seguindo indicações dos especialistas e as normas e procedimentos adotados, nossas equipes estão sendo constantemente treinadas e orientadas para seguir os padrões de segurança que respaldam o funcionamento parcial da escola nesse momento, bem como a volta futura dos estudantes às aulas presenciais.

5. READEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS E ÁREAS COMUNS

A utilização dos espaços da escola segue rígidos padrões de distanciamento social, respeitando-se a separação segura entre as pessoas. A mesma conduta está sendo realizada nos ambientes compartilhados, como salas de aula, restaurante, pátio, refeitório, banheiros etc.

6. SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL

Placas de sinalização espalhadas por todos os espaços alertam para as recomendações de higiene, distanciamento social, etiquetas respiratórias, uso de álcool em gel, limpeza e manutenção dos espaços comuns, cuidados e formas de prevenção necessárias em tempos de pandemia. 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Assista a LIVE publicada em 01/Julho/2020:

1. Quando a escola imagina que possa voltar as aulas presenciais?

O Colégio Morumbi Sul se norteia pelas orientações dos órgãos de educação e saúde. Existe um plano do Governo Estadual para a retomada gradativa das aulas presenciais, seguindo protocolos de segurança.
O plano prevê o retorno inicial em 08 de setembro, com 35% dos estudantes; 70% numa etapa seguinte (sem data definida) e 100% numa terceira etapa (sem data definida).

2. Existe a possibilidade de voltar antes dessa data inicial (08/09)?

Alguns órgãos representativos das escolas particulares em nível estadual e nacional estão se mobilizando para que esse retorno gradual já aconteça a partir de agosto. A explicação é que boa parte dessas escolas já estão preparadas para o retorno, tendo estrutura e condições de segurança apropriadas.

3. Como o Morumbi Sul se preparou para a volta às aulas?

O CMS implementou todas as medidas de segurança e protocolos recomendados para uma volta segura às aulas. Estas medidas incluem procedimentos de higiene pessoal, disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes, obrigatoriedade do uso de máscaras, orientação e treinamento, sanitização da escola, uso de recursos de prevenção à transmissão do vírus,  readequação dos espaços visando o distanciamento social, monitoramento e rastreamento de casos na comunidade MS.

4. Como será feito o acesso à escola na chegada dos estudantes?

O CMS estruturou um fluxo de acesso à escola, com quatro acessos diferenciados por segmento e horário, associado com aferição de temperatura, uso de tapete sanitizador e álcool em gel.

5. Como será a distribuição dos alunos em sala?

O CMS respeitará o distanciamento de 1,5 m entre as carteiras, o que variará o número de estudantes, dependendo do tamanho da sala.
 Lembrando que, de acordo com os protocolos do Governo, na Educação Infantil não é necessário fazer o distanciamento das carteiras.

6. E se eu não quiser mandar meu filho para a escola?

Se mesmo com todos os cuidados adotados pela escola os pais não se sentirem confiantes para enviar seus filhos, não haverá problemas, pois o Colégio Morumbi Sul continuará ofertando as aulas on-line.

7. E o Transporte, quais os protocolos adotados?

O serviço de transporte também adotará os protocolos de segurança recomendados, com aferição de temperatura no embarque dos estudantes e utilização obrigatória de álcool em gel e máscaras. Vale destacar que todos os veículos serão higienizados a cada intervalo, com a devida sanitização.

8. Como será o horário de aulas? Haverá alterações?

A princípio não haverá alterações.

9. Como será o intervalo de aulas?

Os estudantes farão seu intervalo em horários alternados. 

10. Haverá alguém responsável por sinalizar a necessidade de troca das máscaras?

 Os educadores farão essa sinalização.

11. Como será feito para manter o distanciamento nas aulas?

A volta às aulas será feita de maneira escalonada, conforme preconiza o Governo do Estado. Entretanto, o CMS está bem confortável em relação aos espaços para distanciamento, uma vez que conta com uma área ampla, com mais de 8 mil m², o que facilita a distribuição segura das turmas nos andares.

12. No caso dos alunos menores, haverá mais auxiliares para acompanhá-los ao banheiro e cuidar para que se higienizem?

Manteremos as auxiliares existentes e caso haja necessidade, faremos novas contratações.

13. Caso um estudante seja diagnosticado com Covid-19, como a escola vai se comportar em relação aos demais alunos da turma?

A escola conta com a contribuição das famílias para manter a segurança dos estudantes. Havendo a diagnóstico comprovado, a escola deverá ser imediatamente informada e os estudantes ficarão afastados em quarentena por 15 dias, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

14. Meu filho almoça na escola, como serão servidas as refeições no restaurante?

 Seguindo as regras de distanciamento e os protocolos de segurança estabelecidos sobre as refeições.

15. Como serão servidas as refeições no refeitório do Integral?

Seguindo as regras de distanciamento e alternando os horários das crianças para que não haja aglomeração. Caso tenha um número maior de crianças, as refeições serão realizadas em sala de aula.

16. Pais que trabalham em serviços essenciais terão a prerrogativa de deixar seus filhos todos os dias na escola?

Sim, esses pais terão prioridade.

17. Como será feita a seleção dos alunos que voltam primeiro, de acordo com o escalonamento proposto pelo Plano São Paulo?

O CMS realizou, inicialmente, uma sondagem para saber do interesse das famílias em voltar às aulas presenciais e o  resultado apontou que 12,9% pretendem voltar na primeira fase, 29,4% na segunda fase e 57,7% na terceira fase.

Mas, reconhecendo a necessidade de muitas famílias, o CMS enviará, ainda em julho, uma ficha de adesão para identificar as famílias que desejam e precisam retornar num primeiro momento, independente do segmento de seus filhos.

18. Como será feito com o Berçário?

O Berçário seguirá as mesmas regras de retorno, considerando o desejo e as necessidades das famílias, com os cuidados e as peculiaridades de sanitização e higiene de acordo com os protocolos específicos para berçário.

19. Com a volta das aulas presenciais, também será feito o retorno do Período Complementar? Como serão as aulas?

O PC respeitará as regras de distanciamento social, lembrando que as aulas de atividades físicas em grupo ainda não são permitidas, apenas as atividades individuais.

20. Como a escola pretende fiscalizar o comportamento dos estudantes, evitando aglomerações e contatos físicos?

Por meio dos educadores, coordenações, fiscais de corredores e os próprios estudantes ajudando no processo de fiscalização.

21. Se eu desejar manter o meu filho em aulas on-line mesmo após a liberação total do ensino presencial, haverá essa possibilidade?

O Colégio pretende dar continuidade ao ensino híbrido, mesmo após a liberação total das aulas presenciais, mesclando aulas presenciais com aulas on-line. Acreditamos que esse formato, assim como o Distance Learning (exclusivamente aulas on-line), são modelos de ensino que serão oficializados e validados para ter continuidade, mesmo após a pandemia.

22. Como o professor conseguirá conciliar os alunos que estarão em aula presencial com os alunos on-line?

Recursos tecnológicos foram comprados para que o educador possa ter este controle.

23. No caso do EFAF e Médio, continuará havendo troca de salas?

Não, neste período de pandemia, as salas serão separadas por turma e não haverá rotatividade.

24. A escola pretende instalar câmeras para acompanhar a rotina dos estudantes?

Existem câmeras pela escola, mas não serão colocadas câmeras nas salas de aula.

Muito além da segurança sanitária, nossos esforços também se estendem ao estudante e suas famílias. Confira:

Coordenação Pró-Estudante

Campanha de Solidariedade

O Colégio Morumbi Sul se prepara para o retorno seguro das aulas.

#TudoVaiPassar