16
- maio
2016
Em aula sobre clima, alunos são protagonistas.

As diferenças climáticas no Brasil levaram o prof. Cláudio, de Geografia, a desafiar os alunos do 6º ano a realizar uma pesquisa:   “Os climas do Brasil e como eles interferem no cotidiano dos seus habitantes”.  O tema baseou-se na ampla extensão territorial brasileira, 8.514.876 km2, uma área tão abrangente que proporciona enorme diversidade de paisagens, climas, topografia, fauna e flora.

O que tornou essa aula diferenciada foi a maneira como as tarefas foram executadas. A pesquisa prévia que os alunos iniciaram, em casa, representou grande conquista, pois em vez de ouvirem passivamente o que o professor tinha a dizer sobre o assunto em sala de aula, foram protagonistas do aprendizado. Como? Adquirindo repertório a partir da busca de informações e conteúdos relacionados ao tema.  “Essa experiência tem enriquecido as aulas de geografia”, conta o professor, que justifica:  “Pesquisar antes o assunto da aula estimula o interesse do aluno, que se torna mais participativo, uma vez que faz questão de compartilhar o conhecimento adquirido”.

Um tema do cotidiano escolar conquista a adesão e o interesse do aluno de um jeito muito simples: incluindo-o no processo de aprendizagem.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

 


Deixe um comentário