07
- agosto
2019
Alunos MS participam de concurso que dará nome a planeta

Alunos do Colégio Morumbi Sul participarão do concurso promovido pela União Astronômica Internacional (IAU) para nomear exoplanetas, como são chamados os planetas que orbitam outras estrelas além do nosso Sistema Solar. A IAU determinou que o Brasil será o responsável por escolher um nome para o planeta que orbita a estrela HD 23079, que também deverá receber um nome.  

A estrela HD 23079 fica a 109 anos-luz de distância, e, embora não seja visível a olho nu, pode ser observada com um binóculo ou telescópio pequeno no hemisfério Sul. Trata-se de uma estrela parecida com o sol, apenas um pouco maior, mas com idade semelhante (cerca de 5 bilhões de anos). O planeta, por outro lado, é um enorme gigante gasoso, com o dobro da massa de Júpiter. Todos os brasileiros podem participar do concurso, sugerindo nomes que serão submetidos a votação popular.

Segundo as regras, os pares de nomes devem estar ligados à cultura indígena, à cultura afrobrasileira ou à literatura brasileira, de forma a garantir que o resultado final represente o país.

A participação do Colégio Morumbi Sul neste concurso possibilitará a realização de um trabalho interdisciplinar envolvendo Literatura, História e Astronomia, entre outras, além de envolver os alunos nesse processo de  escolha tão singular e de valorização da cultura brasileira.

Uma lista final de três pares de nomes, ranqueados por votação, será apresentada à IAU em dezembro. Se desejar acompanhar, acesse o link com a página do concurso: https://nocbrasil2018.wixsite.com/nomeieexomundos.


Deixe um comentário