Na última semana, durante as aulas de Ciências, os alunos do 9º ano do Colégio Morumbi Sul participaram de uma atividade sobre um tema que mobiliza a mídia e preocupa a população. Com a ajuda do Educador Gilson Nery, eles realizaram um experimento que mostrou como identificar uma substância perigosa em bebidas: o metanol.


Mas o que é metanol?
O metanol é um tipo de álcool que pode ser muito perigoso para o ser humano. Ele pode causar intoxicação e até levar à morte se for ingerido. Por isso, é proibido o uso de metanol em bebidas para consumo.
O experimento feito na escola foi totalmente seguro e não envolveu bebidas de verdade. Os alunos usaram substâncias simples e seguras, como um tipo de sal (não foi o sal de cozinha), etanol (álcool comum), vinagre e álcool metílico, para simular o teste de detecção.
Como foi o experimento?
A turma usou o seguinte material:
- Um copo com um pouco de etanol (o álcool usado para limpeza)
- Um pouco de sal, utilizado como identificador
- Um pouco de vinagre (ácido acético)
- Um palito de fósforo ou isqueiro (manuseado somente pela professora!)




A solução que contém uma pequena concentração de álcool metílico não muda sua coloração, permanecendo com tonalidade rósea, já com etanol, a sua coloração tem a tendência de ficar com cores marrons/amareladas.