Educadora Clarissa Alessandra Lemos
K2
Ao proporcionar a realização de atividades que envolvem os sentidos, a Educação Infantil está promovendo o desenvolvimento na primeira infância por meio de estímulos sensoriais, essenciais para um crescimento saudável.
Os pequenos do Kindergarten 2 (K2) participaram de atividades com texturas, usando farinha, água, gelatina, enfim, elementos que os ajudam a desenvolver a imaginação, a criatividade e a exploração de diferentes materiais, além de instigar sua curiosidade natural e trabalhar a coordenação motora por meio de manipulação de objetos.
Segundo especialistas, a estimulação sensorial é importante porque é através dos sentidos que as crianças conhecem o mundo como é, adquirem ferramentas que mais tarde as ajudarão nas competências como a aprendizagem da escrita, da matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória, da criatividade e interação social.
Por isso é muito importante que a criança esteja num ambiente estimulante, lúdico e com oportunidades de desenvolvimento das suas habilidades.
Dicas de estimulação para os pais fazerem com seus filhos:
– Colocar a crianças em contato com diferentes materiais e texturas;
– Utilizar jogos e brinquedos enquanto toma banho;
– Apresentar livros sonoros, com texturas, imagens, cores;
– Usar instrumentos musicais;
– Brincar no parque;
– Experimentar alimentos (duros, moles, doces, salgados, ácidos).
Mas, lembre-se que é importante conversar e brincar com as crianças enquanto elas experimentam o mundo repleto de sensações.