EFAF e EM
Educador Seiji Fujji
Analisar os movimentos de Rebeca Andrade na ginástica, calcular as velocidades dos atletas nos saltos em distância, a velocidade dos pesos e dardos nos lançamentos, determinar a potência muscular dos atletas em saltos verticais no vôlei e comparar desempenhos dos atletas nas piscinas e pistas, entre outras atividades relacionadas ao esporte, foi a forma que o Prof. Seiji utilizou para contextualizar e motivar seus alunos para o estudo da Física em tempos olímpicos.
Por meio do estudo de vídeos das competições e de pequenas vivências esportivas em quadra, com apoio do Prof. Washington, de Educação Física, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, do Núcleo de Investigações Físicas, relacionaram os conceitos estudados neste bimestre com o observado nas competições esportivas de Paris.
Nas vivências, os alunos experimentaram também simulações de práticas paralímpicas, como o arremesso de peso sentado, realizado nas quadras do colégio, e do basquete em cadeira de rodas, no qual tentaram o arremesso do garrafão para a cesta, experimentando um pouco da realidade vivida pelos atletas.