11
- dezembro
2024
Apresentação de Judô e Capoeira

No sábado, 7, os alunos do Morumbi Sul apresentaram para suas famílias e convidados o que aprenderam nas aulas de Judô e Capoeira sob a orientação do instrutor Lucas Vitor Rocha e do mestre Jorginaldo de Souza Barros.

Na modalidade Judô a apresentação mostrou que essa arte marcial ensina muito mais do que os movimentos que lhe são característicos. Ensina disciplina, paciência, trabalho em equipe, responsabilidade, lealdade e muitos valores que servirão para a vida toda. 

De acordo com a faixa etária, as crianças apresentaram alguns movimentos básicos, como o ukemi, que consiste no amortecimento das quedas, próprias ou do oponente; o tai-sabaki, que são os giros que permitem levar o oponente à queda; o kumi-kata, uma forma de pegar o adversário, e o shinsei, que é a postura. Com o aprimoramento das técnicas, as crianças trocaram de faixas que, de acordo com as cores, simbolizam o grau de conhecimento adquirido nesta arte marcial. 

Sob o ritmo da capoeira

Neste mesmo dia, o Colégio Morumbi Sul foi palco de uma contagiante demonstração de capoeira, na qual os alunos exibiram os passos dessa tradicional expressão cultural brasileira que envolve arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

Expressão significativa dos tempos da escravidão no Brasil, mais que um jogo envolvente, a capoeira retrata com muita vibração e força um momento significativo da história do Brasil. Muito descontraída, a cerimônia envolveu etapas como o batizado (primeiro cordão) e a troca de cordão (promoção de fases) de acordo com a evolução do estudante.

Foi uma manhã muito animada que serviu para mostrar a força do esporte na promoção da saúde e também como elemento de integração.

Vídeos


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.