20
- fevereiro
2019
Ciência, senso comum, mitos e verdades

Podemos estourar milho de pipoca com as ondas de um celular? O cabelo cresce mais na lua crescente? A vacinação é prejudicial?

O mundo nos proporciona diversos questionamentos, que transitam entre a ciência, o senso comum, os mitos e as verdades. Para entender e discutir conceitos envolvidos com essas questões, os alunos dos 8ºs e 9ºs anos participaram de atividades interdisciplinares envolvendo Física e Química.

Num primeiro momento, os 8ºs assistiram a um vídeo que demonstrava a possibilidade de estourar milho de pipoca com o uso de celulares. Em seguida, as turmas foram convidadas pelo Prof. Seiji a reproduzir o fenômeno, somando a essa ação uma discussão: a simples observação pode levar a conclusões definitivas? A pergunta fomentou intenso debate sobre os elementos ligados ao método científico.

Experimento com o celular

Nesta mesma linha, nas aulas de Química dos 9ºs anos o Prof. Gilson propôs a elaboração de materiais (panfletos) a respeito de mitos e verdades abordando assuntos de interesse dos alunos. Antes da criação, uma ampla discussão estimulou a competência argumentativa dos alunos sobre temas variados: uso de medicamentos, aquecimento global, amamentação e hardware foram alguns deles.

Produção do material promocional.

As atividades proporcionaram aos alunos o saudável exercício do debate e da reflexão, que leva a conclusões mais embasadas, o que é muito importante, principalmente nos dias atuais, em que inúmeras informações chegam diariamente, aos celulares de todos, sem filtro ou apuração do que seja verdade ou invencionice. Desta forma, puderam treinar o poder de argumentação e o pensamento científico e crítico, fundamentais para a análise dos fatos e fenômenos de forma consistente.

Acesse a galeria de fotos MS

Deixe uma resposta