Já está comprovado: crianças que fazem a lição de casa diariamente aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais confiantes em seu processo de aprendizagem. Esta tarefa rotineira nas escolas é muito importante e deve ser incentivada pelos pais e professores.
Para os especialistas, as lições de casa reforçam o conteúdo apresentado em sala de aula e preparam os alunos para novos conhecimentos. No entanto, nem sempre as lições são entregues quando solicitadas, dificultando a condução das tarefas em equipe. Pensando num jeito de minimizar esses problemas, a professora Camila, do 4º ano, criou uma metodologia de conferência de entrega das lições. Assim, os próprios alunos monitoram em um quadro as atividades e lições propostas e seu prazo de entrega. Os resultados positivos foram imediatos. A partir deste monitoramento da entrega de lições de casa, todos têm se esforçado para entregá-la no prazo correto e receber um Ok da professora. O melhor de tudo é que todos saem ganhando.
É muito importante saber que a rotina de estudos não acaba na porta da escola e que, em casa, o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa.