Na aula de Formação Geral da 1ª Série do Ensino Médio os alunos se depararam com uma questão do ENEM, proposta no material do Anglo:
“(ENEM) Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio.”
O professor resolveu a questão com os alunos, e eles se mostraram muito intrigados em saber se realmente este procedimento poderia levar à determinação da massa de uma barra. Pensando em motivá-los ainda mais, o experimento foi levado para a sala de aula.
Com algumas adaptações, os alunos acompanharam com muito interesse toda a sua execução, a demonstração dos cálculos e o resultado. Numa etapa posterior, foi feito o comparativo do resultado teórico obtido e a medição real da massa da barra (caibro de madeira) e discutidas as variações encontradas nos resultados.