Nos meses de maio e junho as crianças do Infantil ao 1º ano estão trabalhando com o projeto de Educação Financeira, “Dinheiro não é brincadeira”, em conexão com o hábito nº 2 (Comece com um objetivo em mente), do programa O Líder em Mim.
Esta proposta, baseada na produção da Serasa, a história em quadrinhos “Dinheiro não é brincadeira”, aborda valores e comportamentos envolvidos no ganho e no uso do dinheiro no cotidiano das famílias. A publicação tem como objetivo colaborar para o aprimoramento da discussão em torno da relação trabalho–consumo, numa concepção didática, orientada e atrativa às crianças.
Os papais e mamães também receberam um texto para apoiar essa atividade em casa: “Dez dicas sobre educação financeira”, com formas de abordagem sobre o assunto com crianças, de todas as idades. “Dinheiro não é Brincadeira”, da série Serasa Cidadania, é um passo precioso nessa direção.
O projeto de Educação Financeira do Colégio Morumbi Sul contribui para que essa geração que está ingressando na escola cresça com maior preparo para a responsabilidade financeira e o consumo consciente, numa relação mais saudável e ética com o dinheiro e a sociedade.
Atividade de coordenação motora
Argila, palito de churrasco e macarrão foram usados para produzir uma espécie de “ábaco”, que auxilia na contagem.
Ao fazer compras no mercadinho da “Minicidade”, as crianças são estimuladas a compreender o valor do dinheiro.
Para concluir a ação com as primeiras turmas, as professoras entregaram cofrinhos, como forma de estimular a economia para se atingir objetivos específicos (como ajudar a comprar o brinquedo desejado, por exemplo).