07
- junho
2021
Elevadores, contrapesos e CloudLabs

Propor situações-problema para os alunos resolverem, a partir dos conhecimentos desenvolvidos ao longo das aulas de Física, tem norteado diversas atividades nessa disciplina, pois os insere num contexto prático que torna mais fácil o entendimento sobre os temas.

Para promover ainda mais este tipo de ensino, os estudantes passaram a utilizar o CloudLabs, um parceiro do Plurall, que conta com laboratórios virtuais, seguindo o modelo STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) em várias áreas do conhecimento.

Desta vez, o desafio proposto à 1ª série do Ensino Médio foi o de calcular a massa de contrapesos num elevador de hospital, de modo que ele tivesse uma aceleração limite máxima de 0,31 m/s2, como exigido pelo setor de saúde e segurança do trabalho de uma dada empresa. 

O laboratório virtual apresentava um modelo em escala reduzida do elevador, e permitia que massas fossem acrescentadas ao suporte do contrapeso, de forma a se respeitar o limite de aceleração na cabine de passageiros. 

Os alunos foram convidados a observar o sistema de contrapesos do elevador da escola e, em seguida, passaram aos cálculos da massa do contrapeso para o elevador do laboratório virtual, utilizando seus conhecimentos de Dinâmica. Por fim, a massa calculada foi alocada no suporte e ligou-se o elevador do experimento virtual, que subiu respeitando a aceleração que foi solicitada no problema.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.