9º ano EFAF
Educadora Alessandra Hawk
Nesse mês de março os alunos do 9º ano iniciaram os debates para escolha das temáticas que serão desenvolvidas no projeto do Case. Esta atividade faz parte das avaliações desde 2020 e tem como objetivo incentivar o estudo de problemáticas ligadas a temas contemporâneos, conectando-os com os conhecimentos, conceitos e conteúdos estudados nas diversas disciplinas.
Em 2020 os alunos estudaram a questão da Covid-19, em 2021 o assunto foi Saúde Mental e agora, em 2022, uma novidade: a pluralidade de temas. Desta forma, cada turma do 9º ano terá três temas distintos e os estudantes poderão escolher de acordo com o seu interesse. Assim, estarão exercitando o poder de escolha e de tomada de decisões em uma proposta de aprendizagem autônoma.
Os temas abordados incluem a Guerra da Ucrânia x Rússia; Comparativo entre a educação brasileira e a americana; A relação entre o esporte e a política internacional; Trabalho escravo na atualidade; Xenofobia após o 11 de Setembro e Legalização do aborto no Brasil.
O case possui três fases de estudo, sendo a primeira a escolha do tema, conforme mencionado, organização de perguntas norteadoras e pesquisa bibliográfica. Em um segundo momento, os alunos deverão promover debates e realizar as apresentações sobre seus estudos, compartilhando suas informações e conclusões com a turma. Por último, deverão produzir um texto argumentativo apresentando os dados da pesquisa e suas conclusões.