Desafiamos você a participar do Hackathon Morumbi Sul!

Tema: Escola do futuro

Ao longo dos anos, a tecnologia vem sendo cada vez mais integrada à educação, trazendo inovações e novas formas de aprendizado. É impossível negar que os últimos dez anos provocaram mais mudanças no nosso estilo de vida do que os 50 anos anteriores, com grandes impactos na educação. O avanço tecnológico é sem dúvida o principal motor para essa transformação, mas não o único.

Pensando nisso, o Colégio Morumbi Sul lança um desafio que vai aguçar a curiosidade e envolver os alunos em uma “viagem ao futuro”: Hackathon MS – Escola do Futuro.

Desafio:

Encontrar novas ideias, propostas e diferentes soluções para as necessidades de realizar aulas no sistema de ensino híbrido, que mescla o ensino on-line e presencial.

E você? O que espera das aulas na Escola do Futuro? Salas de aula diferentes? Novas disciplinas? Novos recursos tecnológicos?

PROPOSTA

Seu time deve apresentar uma solução para o Tema, seguindo as etapas e prazos propostos.

A competição será 100% on-line e o processo consistirá na descoberta, ideação e prototipagem e apresentação da solução em vídeo.

PARTICIPANTES

A participação pode ser individual ou em grupos de no máximo 5 pessoas.
A faixa etária é livre, porém, incentivaremos o envolvimento da família, especialmente com os estudantes menores.
*exclusivo para alunos Morumbi Sul

INSCRIÇÃO

A inscrição deve ser realizada até 07/Outubro, via formulário, que deverá ser acessado clicando no botão abaixo.

PREMIAÇÃO

Após a pré-seleção dos trabalhos enviados, os três primeiros colocados indicados pelos jurados serão premiados, confira:

1º COLOCADO
– Para cada participante da equipe!
Fone de ouvido sem fio JBL TUNE 500BT

 

2º COLOCADO
– Para cada participante da equipe!
Relógio Pulseira Xiaomi Mi Band

3º COLOCADO
– Para cada participante da equipe!
Caixa de som JBL Charge 3

Confira as etapas do Hackathon MS

1. INSCRIÇÃO

Até 07 de outubro de 2020.

Os participantes deverão acessar o formulário de inscrição, via Google Forms (conforme indicado no item Inscrição acima) e preencher os dados solicitados. Não serão aceitas inscrições fora do prazo indicado.

2. ESTUDO SOBRE O ASSUNTO

De 19 a 22 de outubro de 2020

Momento de estudar o tema! Serão disponibilizadas sugestões de links para consulta sobre o assunto, mas cada participante também poderá realizar as pesquisas em outras fontes oficiais, de acordo com o interesse do assunto.

3. IDEAÇÃO e PROTOTIPAGEM

De 23 a 28 de outubro de 2020

Nesta etapa os participantes deverão dar forma à sua proposta (ideia), validá-la e elaborar um roteiro para o vídeo de apresentação.

 

4. PITCH

De 29 de outubro a 4 de novembro de 2020

O passo atual é de gravação de um vídeo com, no mínimo, dois membros da equipe e no máximo 3 minutos.
Envie seu pitch para faleconosco@morumbisul.com.br. Boa Sorte

Etapa interna do desafio Hackathon - Boa sorte!

5. SELEÇÃO INTERNA DOS PRÉ-FINALISTAS

De 04 a 05 de novembro de 2020

Momento em que os Mentores do Hackathon MS irão escolher até 10 finalistas para participar  da votação final.

6. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

Dia 10 de novembro de 2020, às 19h30

A divulgação do resultado será numa transmissão por vídeo na página do Instagram @colegiomorumbisul.

1º lugar
Projeto On-ffline  –
Propõe uma melhora do ensino híbrido por meio do método de sala de aula invertida.

Paulo Henrique Andrade, Fernanda Gomes Silva,
Helen Beck e Nicolas Bianchini

2º lugar
Projeto Gajik Make Store –
Aborda um sistema para a loja on-line, com processos mais ágeis e maior variedade de produtos

Jorge Valentim Gomes Hernandez,
Kayky Pires Ortega, Gustavo Martins Gargoriano, Igor Barreto Kakuhama e Vinicius Rodrigues Aguilera 

3º lugar
Projeto Robozinho do futuro – Propõe o uso da tecnologia como meio de melhoria dos processos de comunicação a partir de maior envolvimento do estudante com a informação.

Pedro Costa Sciola, Giovanna Honorato Vieira, Karla Kristina Oliveira dos Santos, Isabella Bento Hernandes e Lucio Favari Junior

O que é hackathon?

A palavra Hackathon vem da mistura de duas outras palavras: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, de maratona. Traduzindo o conceito para o português, Hackathon é uma maratona de programação que envolve tecnologia, podendo durar dias, sendo totalmente focada no desenvolvimento de soluções que possam impactar a organização tanto interna quanto externamente.

O que é ideação?

Ideação é o momento onde acontecem as sugestões de ideias sobre o projeto e sobre as propostas para solucionar o problema apresentado.

É nesta etapa que todos os envolvidos no projeto conseguem opinar e propor suas ações para intervir no problema apresentado. Um bom resultado do momento de ideação é percebido quando se chega a uma solução desenvolvida a partir de várias perspectivas sobre a questão inicial.

O que é prototipagem?

A prototipagem é executar uma ideia. No Design Thinking, por exemplo, ela é a quarta etapa na criação de um produto. Quando chegamos na etapa da prototipagem já temos a ideia de um produto. Assim, antes de começar a fabricá-lo para ser comercializado, é preciso fazer um protótipo dele.

O que é design thinking?

Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

Qual o papel dos mentores no Hackathon?

Os mentores são especialistas que estão no evento para ajudar, dar suporte e passar conhecimentos para os participantes. No entanto, os participantes jamais devem ficar esperando instruções dos mentores o tempo todo, eles apenas oferecem dicas durante o processo, mas a validação e a construção da solução ficam por conta dos participantes em suas equipes.

O que é um pítch?

No hackathon o pitch é o vídeo explicativo da sua ideia. Ele deve ser feito a partir de um roteiro bem elaborado que descreva o passo a passo da sua proposta.

Vamos mostrar aqui um roteiro bem básico para ajudar você a começar a escrever o roteiro do seu pitch.

1) Gancho ou Frase de Impacto.
Use uma imagem, citação, uma estatística ou uma pequena história que faça despertar a atenção para o seu discurso.

2) Descrição do problema.
Qual problema você se propõe a solucionar?
Aqui o que vale é ser claro e objetivo. Você pode utilizar ilustrações ou dizer como as pessoas tentavam solucionar este problema antes de você existir.

3) Solução
Agora chegou a hora de mostrar como você ou seu grupo se propõe a solucionar o problema descrito acima.
Evite entrar em detalhes complexos. Foque na ideia geral!

4) Monetização
Como você vai fazer dinheiro, qual será o seu modelo de receita?

5) Concorrentes e Substitutos
Você pode até achar que sua ideia genial não tem concorrente mas, com certeza, alguém anda fazendo algo por aí que pode concorrer com seu negócio, ainda que com um público menos especifico ou de uma maneira indireta.
Mostre alguns concorrentes no seu slide e evite falar o nome deles, mas diga qual o seu diferencial em relação a eles.

6) Equipe
Cite quem são os participantes e apoiadores e o que fazem.

7) Próximos passos – Call to action!
Conte como serão os próximos passos: fechar parcerias, conseguir novos usuários, testar o serviço…

8) Fechamento
Aqui vale ser criativo.
Fale uma frase de efeito, pense em algo motivador!
Um fechamento forte pode tornar seu pitch inesquecível!

Conheça os Mentores

José Carlos Costa

Especialista em Tecnologia da Informação, José Carlos atua há 25 anos no segmento de tecnologia educacional, por meio de consultoria e implantação de soluções para desenvolvimento de ferramentas e projetos pedagógicos.
Formação em redes de computadores, com MBA em Gestão de Projetos e Gestão de TI e certificações Linux , Windows server e firewall.

Dora Cecília Malta

Dora tem formação em Administração de Empresas e pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Há 25 anos no MS, atuou como coordenadora pedagógica e de projetos sociais para Infantil e Fundamental I.
Teve atuação acadêmica na Faculdade Morumbi Sul, lecionando Avaliação e Planejamento, Elaboração do Currículo Escolar e Educação Inclusiva.

Marina Taricano

Coordenadora Pedagógica do EM, Marina é formada em Pedagogia, com mestrado em Psicopedagogia pela Unisa, e em Neurociências e Comportamento pela USP. Possui formação em PEI- Programa de Enriquecimento Instrumental (NDPC), PNL- Programação Neurolinguística (INEXH) e Coach com PNL pela Life Coaching.

Thomas Cogo Pires

Coordenador Pró-estudante, Thomas é graduado em História e Pedagogia pela Universidade de São Paulo – USP. Participou de cursos e formações extracurriculares em educação e psicanálise. Há dez anos atua como professor de ensino básico lecionando as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia, além de ter atuado também em cursos pré-vestibulares.

Humberto Guireli

Coordenador de Comunicação no Morumbi Sul, Humberto é formado em MBA em Marketing pela USP e Designer Gráfico pela Anhembi Morumbi. Com 20 anos de experiência profissional sempre ligados ao ambiente escolar, atuou em diversas empresas ligadas a geração de produtos e serviços para o setor educacional.

Conheça os JURADOS

Danilo Costa

Danilo é advogado pela FGV-SP. Neto de professores e filho de jornalistas, cresceu com o tema Educação e atuou em diversas frentes relacionadas ao segmento eduacional. Aos 27 anos fundou a Vereda Educação, inaugurando o conceito de escolas low cost em tempo integral no Brasil.

Ricardo Gouveia

Ricardo Gouveia é jornalista e mestre em jornalismo pela FIAM-FAAM. Ex-aluno do Colégio Morumbi Sul da turma de 2006, hoje atua como editor na CNN após exercer o cargo de repórter da Rádio CBN-SP.

Aluísio Grazzini

Designer, sócio e diretor da Happy Code Morumbi, Aluízio é um entusiasta da transformação pela educação. Ao longo dos anos vem realizando estudos sobre o tema e desenvolvido projetos que envolvem tecnologia e educação.

*imagens ilustrativas da premiação

OBRIGADO A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO!