Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos.

O LIV – Laboratório Inteligência de vida desenvolve o pilar socioemocional no Colégio Morumbi Sul, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.

O programa promove uma nova linguagem que tem como centro a reflexão e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas” e, sim, o debate e a escuta. As aulas de LIV ocorrem uma vez por semana na grade curricular e alcançam toda a comunidade escolar por meio de propostas e materiais pensados para alunos, professores e famílias.

Para estudantes do Kindergarten ao Ensino Médio 

*Programa incluso no período regular

Saiba como a LIV atua em cada etapa da formação escolar:

Na Educação Infantil com o LIV, as crianças são estimuladas a nomear e reconhecer suas emoções básicas: medo, alegria, tristeza e raiva, às quais é adicionado o amor, fundamental na construção dos vínculos afetivos.

As crianças são apresentadas a situações vividas em seu dia a dia por meio de histórias. Ao longo da leitura, a utilização de fantoches abre o caminho da conversa, deixando as crianças mais à vontade para compartilhar suas experiências.

Do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais com o LIV, o foco é o conceito de inteligência emocional. Além do autoconhecimento, que já começa a ser desenvolvido na Educação Infantil, são trabalhadas também três outros importantes pilares: autorregulação, empatia e relacionamento.

Nesse momento, os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, como: arrependimento, ciúme, frustração e animação. Assim, esse trabalho será realizado por meio de livros exclusivos. Em cada capítulo, os protagonistas vivenciam situações que se aproximam às dos alunos, ajudando-os a refletir sobre cada experiência.

No 4° e no 5° ano com o LIV ocorre uma transição entre a proposta do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que trabalha os pilares da inteligência emocional, e o Ensino Fundamental – Anos Finais, no qual são enfatizadas as habilidades socioemocionais. Apostando no engajamento e no protagonismo dos alunos, as aulas são divididas em dois grandes momentos: os projetos e os jogos colaborativos.

As aulas de projeto partem de temas relacionados ao cotidiano dos estudantes, como papéis sociais e direitos das crianças, e dialogam sobre sentimentos, costumes e comportamentos presentes nas suas vivências e em diversas culturas.

LIV no Fundamental Anos Finais – 6° ao 9° ano 

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental com o LIV, os alunos são apresentados a diferentes disciplinas e professores, iniciando um novo processo de cobrança em relação ao estudo formal. Em paralelo, passam por um momento de muitas transformações: a adolescência.

Nesse contexto, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais se torna ainda mais indispensável, pois ajuda os alunos a vivenciarem novos desafios e facilita a relação interpessoal e intrapessoal. O currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades: pensamento crítico, perseverança, proatividade, colaboração, comunicação e criatividade.

LIV É O PROJETO DE VIDA DO CURRÍCULO!

A proposta pedagógica do LIV para o Ensino Médio é voltada ao desenvolvimento do Projeto de Vida, um componente obrigatório da BNCC para esse segmento escolar. Projetar a vida vai muito além de traçar metas e cumprir tarefas, pois envolve sonhos, expectativas próprias, familiares e do mundo, cobranças, oportunidades, reconhecimento de limites e potências, além de crítica e perseverança para realizar as escolhas.

Em cada aula do material estão explicitados quais dos quatro eixos estruturantes exigidos pela BNCC serão ali trabalhados: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural ou empreendedorismo. E há, também, o eixo emocional, tendo em vista a relevância dessa esfera tanto no processo de aprendizagem quanto no que diz respeito ao Projeto de Vida como um todo.

As educadoras LIV MS

As educadoras capacitadas para as aulas LIV no Colégio Morumbi Sul já foram apresentadas e desde o ano passado estão sendo preparadas e treinadas para conduzir esse programa.

Sheila Saraiva
Do Kindergarten 3 ao 7º ano EFAF 

Andrezza Góis
Do 8º ano EFAF até o Ensino Médio

Ambiente (espaço de aula) LIV

O diálogo melhora o desenvolvimento cerebral do seu filho

Fonte: Word Economic Forum