12
- abril
2016
Interdisciplinaridade: Geometria e Artes

Nautilo3

Em uma integração das disciplinas de Geometria e Artes, os professores Seiji e Walquíria promoveram uma atividade interdisciplinar que estuda algumas formas encontradas na natureza, baseadas nas simetrias e proporções, mais especificamente a do Náutilo, um curioso molusco da classe dos cefalópodes, a mesma dos polvos, lulas e sépias.

Em Geometria, os alunos do 9o ano desenvolvem através da associação de triângulos e o teorema de Pitágoras, o cálculo de medidas que envolvem os números irracionais. A ideia é que o aluno passe a perceber, através dessas construções, a relação que pode existir entre elementos da natureza e a Geometria. Já, em Artes, os alunos fizeram a representação artística do Náutilo, através de técnicas de luz e sombra, entre outras,  destacando de forma ainda mais concreta essa relação.

 

Nautilotop

Nautilo2

Nautilo1

De forma integrada, através da expressão artística, ficou mais fácil entender conceitos matemáticos.

 

 


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.