17
- agosto
2023
Matemática sem susto

Professor Danilo Henrique
EFAF – Matemática

Pesquisas realizadas na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, indicaram que as aulas de matemática mais produtivas são aquelas que conseguem focar o aluno na compreensão do problema e na sua resolução, em vez da simples memorização pela repetição. Pensando nisso, o educador Danilo proporcionou momentos de aprendizado que dialogam melhor com o interesse e a atenção dos estudantes do 7º e 8º anos.

Os alunos do 7º BM trabalharam em grupo com o objetivo de desvendar padrões em alguns fenômenos da matemática. Orientados pelo conteúdo da apostila e usando palitos de madeira, eles observaram regularidades em sequências e o uso da linguagem algébrica para formalização dos conceitos. Houve muito envolvimento da turma, discussão, questionamentos e ajuda mútua visando a resolução de problemas.

Já no 8º ano, os alunos relembraram os conceitos que envolvem o sistema de coordenadas no plano cartesiano usando o jogo batalha naval. Cada um escolheu os respectivos locais das suas embarcações no plano e, usando a linguagem de coordenadas, tentaram adivinhar onde estavam as embarcações dos colegas. Foi tudo muito divertido e, sobretudo, muito útil para a compreensão dos conteúdos.


Deixe um comentário