O Morumbi Sul participou como um dos organizadores do V Congresso Saberes da Docência, realizado pelo Colégio Magister, em parceria com outras escolas da região. Em um ambiente de discussão sobre a eficácia das propostas pedagógicas, os professores Amauri, Luciana, Walkiria, Lilian e João Paulo compartilharam as práticas e os projetos desenvolvidos em sala de aula.
As apresentações foram bem recebidas pelos participantes e proporcionaram muitas discussões positivas em torno de temas que estão diretamente relacionados com a prática diária no processo ensino-aprendizagem.
Representantes do Colégio Magister
Contribuição do Colégio Morumbi Sul
João Paulo, coordenador de inglês, abordou o tema: AULAS DE INGLÊS EM INGLÊS: UM PARADOXO AINDA INOVADOR, no qual falou sobre o ambiente onde o inglês é utilizado não apenas como objeto do processo ensino/aprendizado, mas como meio para que este processo ocorra.
O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO SEU PROCESSO AVALIATIVO foi o tema abordado pela professora Walkíria, de Artes, que ressaltou a importância do uso de ferramentas criativas na aprendizagem em ambiente multidisciplinar.A
professora Lilian, do Ensino Fundamental I, abordou o programa O Líder em Mim, através do tema TODOS SOMOS LÍDERES; JUNTOS SOMOS FORTES!. O enfoque baseou-se nas relações interpessoais em ambiente escolar, com ações que visam desenvolver as capacidades socioemocionais dos alunos.
A experiência acadêmica da professora Luciana, de Português, destacou o projeto LEITURA E ESCRITA EM “O POETA APRENDIZ”, realizado com alunos dos 7ºs anos que, através de manifestações artísticas da linguagem, exercitaram o desenvolvimento de habilidades nas diversas áreas do conhecimento.
O professor Amauri, de Literatura, dedicou-se ao tema DESMITIFICANDO O “LEDOR” – FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DA LEITURA DE OBRAS NÃO CANÔNICAS , ressaltando a importância da leitura no processo de desenvolvimento de uma criança ou adolescente e da oferta de livros que “dialoguem” com suas vidas.