11
- março
2019
O DESAFIO do π

O Dia do Pi é comemorado em 14 de março, isto porque conforme é usual na grafia americana para dia e mês  (3/14)  – equivalente a 3,14 – é reconhecido como a aproximação mais conhecida de π.

Colegas atentos ao desenvolvimento da operação matemática.

No Colégio Morumbi Sul essa comemoração inspirou o professor Seiji a propor um desafio com espírito geek, ligado a conteúdos revisionais de Matemática do material Anglo: o Desafio do Pi. Numa primeira etapa foi proposto aos alunos que fizessem medições de objetos circulares, verificando o comprimento das circunferências e seus respectivos diâmetros. Sabe-se que o valor de Pi resulta da divisão do comprimento pelo diâmetro. Os alunos puderam perceber que os resultados obtidos chegaram muito próximos do valor de Pi.

Numa segunda etapa, divididos em grupos, a tarefa era memorizar o maior número de casas decimais desse número infinito. A atividade foi bem recebida e os grupos se esforçaram para obter os melhores resultados. A equipe campeã conseguiu memorizar 135 casas decimais, seguida de outras com desempenho muito próximo. Foi uma atividade que teve como objetivo aproximar de forma lúdica a Matemática dos alunos, a partir dos conteúdos desenvolvidos com eles.

Animados com o desafio do Pi

Um pouco de história

A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, no museu Exploratorium de São Francisco. O fundador do Dia do Pi foi o físico Larry Shaw, que morreu em 2017. A data criada por Shaw ganhou tanta relevância que o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) costuma enviar as cartas de aceitação dos novos alunos exatamente no Dia do Pi.

Embora entre os babilônios e os egípcios tenham sido encontrados cálculos que se aproximavam do Pi, foi apenas no século 18 que ele passou a fazer parte dos símbolos matemáticos. O primeiro a propor sua utilização foi o matemático galês William Jones. O símbolo (π) é uma letra grega minúscula, a primeira da palavra περίμετρος, que significa “perímetro” (em português).

O número Pi é infinito. Por essa razão, sempre é representado com reticências no fim. Para facilitar os cálculos, utilizamos apenas parte de suas casas decimais (3,14).

Fonte: https://impa.br/page-noticias/dia-do-pi-e-comemorado-no-mundo-inteiro/


Deixe uma resposta