09
- novembro
2018
O poder da argumentação

 

A argumentação é uma importante ferramenta para promoção daquilo que desejamos divulgar. Seja um produto, uma empresa ou nós mesmos, em uma entrevista de emprego. Assim, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, bem pertinho de concluir essa etapa de ensino, participaram de uma dinâmica que simulava um processo de seleção para uma vaga de emprego.

Individualmente todos tinham que se apresentar e falar sobre suas pretensões profissionais e características individuais. Argumentos como determinação, foco, trabalho em equipe, atitude, concentração e proatividade foram amplamente utilizados para que conquistassem a aprovação dos recrutadores, aqui representados pela coordenadora de RH, Kelly Sudré, pela jornalista Cidinha Ramalho e pela coordenadora do Ensino Médio, Marina Taricano, além da professora Débora Nogueira.

Em grupo eles tiveram que vender um serviço e, mais do que isso, convencer a audiência sobre a sua necessidade, ainda que eles fossem bem inusitados, como “Pintor de rodapé”, “Pedicure de elefante”, “Dentista de canários”, “Redator de cartões festivos” e “Soldador de trombone”…

Os alunos se saíram muito bem, encarando com seriedade e comprometimento o desafio proposto. Além de se preparar para o momento, com roupas e postura apropriadas,  recorreram a argumentos criativos e convincentes.

 

Lembrando: Argumentar é a arte de influenciar pessoas com coisas que interessem a elas. É interagir e conseguir a satisfação mútua.

 


Deixe uma resposta