O que é a ‘Momo do WhatsApp’ e quais são os riscos que ela representa?

Um desafio viral está rodando o mundo pelo WhatsApp, espalhando terror e preocupação.

Mais uma vez o cenário digital se encontra diante de um novo “desafio”, que é muito perigoso para crianças e adolescentes e preocupa as famílias pelo mundo. Seu nome? Momo, representada por uma figura aterrorizante, de olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso sinistro. Sua imagem ficou famosa pelo WhatsApp, disseminada como um desafio viral. Autoridades e especialistas advertem que pode ser algo muito mais sério do que uma simples distração online.

Segundo informações, tudo começou em um grupo de Facebook no qual os participantes eram desafiados a se comunicar com um número desconhecido, supostamente da boneca Momo. Nestas conversas, as crianças eram induzidas a passar seus contatos e informações para pessoas de perfis falsos que utilizam uma argumentação ardilosa e envolvente, agindo de má-fé. Alguns usuários relataram que se enviassem uma mensagem de seu celular a Momo a resposta vinha com imagens violentas e agressivas, quando não em forma de ameaças diretas.

O fenômeno se estendeu por todo o mundo e já chegou ao Brasil, onde casos começam a ser relatados, desde sufocamento até o enforcamento que pode levar à morte. Não há dados oficiais no país, mas é melhor que os pais estejam atentos. Segundo Rodrigo Nejm, da ONG Safernet, “é mais uma isca usada por criminosos pra roubar dados e extorquir pessoas na internet”. Nejm diz que sua organização já foi procurada por pais e educadores preocupados com o jogo, mas ainda não recebeu nenhuma denúncia específica.

Os riscos do jogo Momo

Mas por que o jogo é perigoso? Qual é o problema de escrever para um número desconhecido no WhatsApp? Os riscos são muitos, mas é possível elencar alguns:

  • roubo de informações pessoais
  • incitação ao suicídio ou à violência
  • assédio
  • extorsão
  • transtornos físicos e psicológicos (ansiedade, depressão, insônia etc.)

Os especialistas em crimes cibernéticos aconselham a não fomentar a cadeia de mensagens e não contactar números desconhecidos para evitar cair em fraude, extorsão ou outro tipo de ameaça. Dar seu número a um estranho pela internet nunca é uma boa ideia.

O que os pais podem fazer

A principal orientação, segundo especialistas em segurança digital, é que os pais devem orientar seus filhos sobre o novo golpe e deixar claro para eles que é importante proteger seus dados pessoais na internet. Importante saber que, no caso de Momo, seu principal meio de disseminação é o WhatsApp, mas também se popularizou através do jogo Minecraft, que tem mais de mil jogadores por dia.

A principal orientação é que os pais ou responsáveis estejam cada vez mais próximos de seus filhos e atentos a armadilhas virtuais, que representam um perigo real e eminente, ameaçando crianças e adolescentes e preocupando as famílias. Como sempre, o diálogo é o melhor canal de aproximação com os filhos e uma forma de gerar confiança nas relações.

Na escola, o estímulo ao uso seguro da internet é fundamental para reforçar as orientações aos alunos, em todas as faixas de idade, seja por meio de atividades pedagógicas, quanto por conversas e debates acerca do uso responsável das redes sociais.

 

Deixe uma resposta