27
- fevereiro
2019
Programa O Líder em Mim tem aula inaugural

Os alunos, da Educação infantil ao Fundamental I, participaram essa semana de diversas atividades que marcaram o reinício do programa O Líder em Mim no Colégio Morumbi Sul.

O programa foi desenvolvido nos EUA, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do consagrado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico.

Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, O Líder em Mim promove a estruturação do currículo socioemocional, possibilitando o desenvolvimento das competências do século 21, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que sejam felizes na escola e na vida, e para que sejam agentes transformadores de uma sociedade melhor.

O programa O Líder em Mim acaba de receber o endosso do CASEL, uma organização internacional referência em aprendizagem socioemocional.

As atividades

Todos se envolveram com propostas que variaram de acordo com a faixa etária e possibilidade de compreensão dos alunos, uma vez que o programa, mundialmente reconhecido, orienta os alunos sobre os melhores comportamentos. Vale dizer que a mudança comportamental do programa envolve todo o ambiente escolar: equipe, professores, alunos e, inclusive os pais.

A macieira foi a árvore criada em uma das salas. Nela, cada maçã representou um aluno e, entre eles, a decoração com os hábitos do Programa.

Os fantoches foram usados para apresentar os hábitos de forma lúdica às crianças.

Outra turma construiu uma teia com palavras significativas em formato de coração para fortalecer o compromisso de cada um para uma boa convivência.

Assim, cada criança escreveu uma palavra de liderança no coração que fará a teia da amizade ao longo do ano.

A turma do 1º ano fez a dinâmica do espelho: “Espelho, espelho meu , me ajude, ajude sim, mostre-me o líder que habita em mim”.

Uma visita aos primeiros anos foi muito rica para demonstrar o carinho que existe entre os colegas. Os alunos construíram a árvore símbolo do Programa e plantaram sementes de feijão.

Os alunos do Infantil II fizeram barquinhos de papel decorando-os a seu gosto.  Depois, observaram as suas diferenças e mencionaram as qualidades de cada um, constatando que, assim como as crianças, todos têm características pessoais.

Em uma das atividades os alunos tinham que responder à pergunta: “Qual a sua característica de liderança?”.

Quer ver mais fotos dessa aula inaugural?

Acesse a galeria de fotos MS

Deixe uma resposta