01
- março
2021
Qual é o movimento?

Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio estão vivenciando o Novo Ensino Médio, com estudos muito mais aprofundados sobre os conhecimentos adquiridos nessa etapa de aprendizagem. Um bom exemplo é o experimento da análise de movimentos dos corpos, desenvolvido no itinerário de Ciências da Natureza, em que observaram o movimento de uma esfera de metal e de uma bolha no interior de um tubo com óleo.

A prática veio após a realização de aulas teóricas anteriores, nas quais os conceitos de velocidade média e tipos de movimento já haviam sido discutidos. O experimento seguiu a linha do Laboratório Aberto, no qual não se oferece ao estudante um roteiro previamente elaborado pelo educador, mas uma pergunta norteadora: “Que tipos de movimento apresentam a esfera e a bolha no interior do tubo?”.

Cabe à turma discutir a partir da observação dos movimentos, levantar hipóteses e definir o procedimento experimental, com liberdade para mudar variáveis e parâmetros, se necessário. O papel do educador é o de um orientador, lançando sugestões e/ou novos questionamentos para a tomada de decisões dos alunos, que participaram de forma efetiva na aula, relacionando os conteúdos teóricos ao planejamento e execução do experimento para a responder à pergunta do problema proposto.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.