Educador Seiji Fujji
8º ano EFAF
A pé, de carro, transporte público, bicicleta, avião, qual a velocidade média de uma pessoa saindo do Colégio Morumbi Sul em direção à USP, Unicamp, ao litoral, às montanhas paulistas, ao Rio de Janeiro, utilizando esses meios de transporte? Qual a velocidade média de um avião no trajeto Aeroporto Internacional de Guarulhos / Xangai ou a Narita, no Japão?
Usando a ferramenta Google Maps, os estudantes dos 8ºs anos escolheram seus destinos, realizaram passeios virtuais e foram calculando as velocidades médias nesses percursos, assim obtendo os resultados em diversas unidades de medida de velocidade.
Ao iniciar o estudo do movimento uniforme, tiveram o primeiro contato com o simulador do CloudLabs, laboratório virtual hospedado no Plurall, que propunha a solução de três desafios relativos ao funcionamento de carros em um parque de diversões, por meio do cálculo de suas velocidades. Neste laboratório, um carrinho podia deslizar sobre um trilho de ar que eliminava o atrito no movimento. Após os cálculos, foi possível comparar seus resultados, com os da simulação, avançando nas etapas, assim que vencessem o desafio proposto.
A aula apresentou uma proposta dinâmica, com o uso de recursos e ferramentas que tornaram mais interessante o aprendizado de Física.