Com o auxílio de suas educadoras, as turmas do Alfa conheceram um pouco mais sobre xilogravura e confeccionaram desenhos utilizando a técnica aprendida e empregada na Literatura de Cordel.
Em geral, a xilogravura utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. No Alfa as crianças utilizaram papel, tinta guache e isopor para compor suas obras pessoais e, a partir delas, contar histórias. Afinal, cada obra conta uma história cheia de significados para quem a produziu.
De forma prática (hands on) aprenderam uma técnica artística e conheceram o Cordel, uma expressão literária muito simples, mas rica em criatividade.
Curiosidades
- O cordel é uma tradição que chegou ao Brasil por meio de Portugal e se caracteriza por um tipo de literatura que começou oralmente para disseminar notícias para aqueles que não tinham acesso a elas.
- O uso da técnica de xilogravura criou e propagou a literatura de cordel. Afinal, sua produção era simples e seu custo bastante baixo. Logo, foi fundamental para sustentar a tradição e manter fortes as raízes das histórias e das pessoas que as contavam.
Pollyanna
31/01/2023 at 1:44Parabéns, muito bom trabalho.