DEZ HÁBITOS QUE PREVINEM GRIPES E RESFRIADOS

Você sabia que a gripe está entre as viroses mais frequentes no mundo? Estima-se que a gripe causada pelo vírus influenza acometa entre 5% e 10% dos adultos e entre 20% e 30% das crianças no mundo, todos os anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

No Brasil, o aumento dos casos de gripe ocorre, geralmente, entre os meses de abril e outubro. Então, se você quer ficar fora dessas estatísticas, é importante colocar em prática os dez hábitos que previnem gripes e resfriados. Confira!

  1. Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, especialmente após o contato com pessoas infectadas, o manuseio de equipamentos compartilhados e o uso de transporte público.

2 . Carregar, sempre, na bolsa ou na mochila, álcool gel 70% para higienizar nas mãos sempre que necessário ou na falta de água e sabão.

3 . Toda vez que for tossir ou espirrar cubra com lenço de papel descartável a boca e o nariz para evitar que o vírus se espalhe pelo ambiente. No caso de usar as mãos, não se esqueça de higienizá-las logo após o espirro.

  1. Evitar ambientes fechados e sem ventilação, pois eles favorecem a circulação e a multiplicação dos diversos tipos de vírus respiratórios. O ideal é sempre manter o ambiente arejado e as janelas abertas.
  2. Não compartilhar objetos pessoais ou troque abraços e beijos com pessoas que estejam com sintomas de gripe ou resfriado.
  3. Sempre que estiver em locais públicos, evitar encostar as mãos na boca, olhos ou nariz após contato com maçanetas, corrimãos ou qualquer apoio de transportes públicos, como ônibus e metrô.
  4. Beber bastante água, manter a alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e dormir bem são hábitos que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a afastar o risco de gripes e resfriados.
  5. No ambiente escolar, é fundamental incentivar as crianças a lavar as mãos constantemente, assim como também é importante higienizar diariamente com água e sabão os brinquedos e objetos compartilhados.

  6. Evitar ficar por muito tempo em locais com aglomeração de pessoas, como shopping ou transporte público.
  7. A vacina é uma das formas mais eficazes de prevenir a gripe. Ela deve ser aplicada, sobretudo em pacientes que se enquadram nos grupos de risco, como idosos e crianças.

Fonte: Ministério da Saúde. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas-influenza.

Deixar uma resposta