23
- setembro
2019
Zumbi e Dandara nos céus do Morumbi Sul

O NomeieExoMundos é uma iniciativa da União Astronômica Internacional (UAI) em comemoração aos seus 100 anos de existência. Para celebrar a data cada país-membro participou enviando sugestões com nomes para uma estrela e seu planeta, em um concurso nacional, do qual o Morumbi Sul está participando.

Para o Brasil, a estrela designada foi a HD 23079, com dimensões muito próximas ao nosso Sol e o planeta é o HD 23079b, que orbita essa estrela e é um gigante com o dobro da massa de Júpiter. Embora estejam a 109 anos-luz da Terra ambos podem ser observados com um binóculo ou telescópio pequeno no hemisfério sul.

Das centenas de sugestões enviadas à Comissão Julgadora da UAI no Brasil, foram selecionados 14 nomes ligados à cultura afro-brasileira, indígena ou à literatura nacional, sendo que uma das duplas de nomes escolhida foi apresentada por alunos do Colégio Morumbi Sul: a estrela Dandara e o planeta Zumbi.

A escolha dos nomes Dandara e Zumbi dos Palmares surgiu a partir de atividades interdisciplinares envolvendo História, Literatura e Física e está diretamente relacionada à identidade afro-brasileira e também à memória de dois heróis de nossa cultura, símbolos da resistência e luta contra as desigualdades e a escravidão. 

Os três pares de nomes mais votados serão submetidos à UAI em dezembro para a escolha final. Participem da votação, que se encerra no dia 04 de novembro de 2019, apoiando  a escolha do par de nomes do Morumbi Sul: Dandara e Zumbi.


Link para a votação:

https://nocbrasil2018.wixsite.com/nomeieexomundos/participe


Deixe uma resposta