13
- abril
2022
Mais atenção para a vida

Habilidades para a Vida
Educadora Andrezza Gois
9º ano

Os tempos atuais têm um apelo digital muito forte e, com ele, a leitura acelerada, a visualização rápida e o excesso de informações resumidas, sem qualquer tipo de aprofundamento ou reflexão.

Pensando nisso, durante as aulas de Habilidades para a Vida para o 9º ano, a educadora propôs a discussão sobre um questionamento que muitas vezes todos deixam passar, desapercebidos: “Preciso dar mais atenção para a minha vida?”.

Intrigante, a pergunta desafiou os estudantes a refletir e a comentar sobre a área de suas vidas que precisa de mais atenção. Ao final, muita descontração e alegria com o lançamento de confete.

Por que falar em habilidades para a vida?

Em 1997, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou as habilidades de vida essenciais para o desenvolvimento humano: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com os sentimentos, lidar com o estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas (WHO, 1997).

Em essência, são capacidades para formar um comportamento adaptativo positivo, que possibilitam negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano. 


Deixe um comentário