10
- novembro
2021
“Caveira desalmada”

Educadoras Erica da S. Pereira, Amanda A. de Souza e Marli M.S. Laurentino
1º ano C

A interdisciplinaridade é o processo de vínculo entre as disciplinas, dessa maneira, os alunos do 1ºC puderam conhecer o poema “Caveira desalmada”, (Soulless Skull) , de Neusa Sorrenti, nos dois idiomas: português e inglês, assim ampliando os conhecimentos adquiridos em torno de um mesmo tema.

Este contato possibilitou o diálogo entre as áreas, integrando distintos aprendizados com o objetivo de dar sentido a eles, isto é, em Língua Portuguesa trabalharam a fluência da leitura e das sílabas, enquanto, em inglês, conseguiram investigar vocabulários que se alinharam à celebração do Halloween, bem como investigar os sons dos dois alfabetos, aprimorando o processo de leitura e escrita na segunda língua.

Para ilustrar o poema, as crianças criaram a “caveira desalmada” utilizando hastes flexíveis, o que, além de trabalhar a coordenação motora fina em uma atividade de colagem, promoveu o diálogo entre as duas disciplinas, fazendo com que os alunos percebessem as relações entre elas, descobrindo vocábulos, traduzindo-os e brincando com os poemas.

O trabalho foi muito significativo e trabalhou o bilinguismo em sua essência: os usos das duas línguas em situações reais e cotidianas.


Deixe um comentário