10
- novembro
2021
Sensações e percepções na primeira infância

Educadora Sheila Basílio
Arte – Kindergarten – K2 e K3

Neste trimestre, durante as aulas de Arte, as turminhas do K2 e K3 experimentaram propostas artísticas que possibilitaram a vivência de sensações e observações importantes para a primeira infância. Nestas proposições, as crianças foram instigadas a tatear materialidades que trazem diferentes sensações, como fita adesiva (grudenta), areia colorida (áspera) e água com tinta guache, percebendo o diferente fluir dos líquidos e sua mistura.

Em ambas as atividades, além do estímulo sensorial, as crianças puderam experimentar a criação de imagens. Na atividade com areia colorida, coletivamente exploraram a linguagem pictórica, tendo como suporte a fita adesiva, observando as cores diversas de areia e suas misturas e experimentando novas possibilidades. Já na experiência com água e tinta guache, após muito tatear e sujar as mãos percebendo as sensações, utilizaram as mesmas para desenhar e pintar no jornal que forrava a mesa.

As crianças se divertiram muito e, entre as gargalhadas, foi possível ouvir alguns comentários:

“Tá frio!”, “Quero essa cor…”, “Que gostoso!”. Sem contar que só pararam de explorar quando acabou o tempo.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.