Educador Seiji Fujji
EFAF e Ensino Médio

Investigação, experimentos, uso de simuladores virtuais e análises de vídeos para resolução de problemas, essas são algumas das estratégias e ferramentas, aliadas ao material Anglo para o ensino da Física no Morumbi Sul.
Os Núcleos de Investigação de Física do Ensino Médio já começaram o ano determinando as acelerações da gravidade na Terra, na Lua e em Marte, a partir de simuladores virtuais da Universidade Federal do Ceará. Também avaliaram o tempo de reação humana, por meio de experimentos para analisar a distância percorrida por veículos em acidentes, de acordo com esses tempos levantados. Estudos sobre energias e torques.


Nas turmas regulares de Física da 1ª série do Ensino Médio, análises de vídeos foram utilizadas para comparação da velocidade de atletas em competições de natação e atletismo, em provas de 100m. Com auxílio do Google Maps, fizeram o levantamento de velocidades médias do colégio a arenas esportivas e outros destinos, como por exemplo à USP e ao ITA, em São José dos Campos.


Na 2ª série do Ensino Médio os alunos também trabalharam com a Eletricidade, associada a exemplos contextualizados tratando de baterias de carro e celular e fenômenos físicos, como o efeito fotoelétrico.
No Ensino Fundamental o professor Seiji apresentou aos estudantes a Física, suas áreas de atuação e como ela está presente em nosso cotidiano. Os tipos de energia e suas transformações em experimentos simples; a energia nuclear com o uso do mapa interativo “nukemap online” e o estudo da Óptica, com simuladores do Phet (Physics Educacional Technology).


Com essa diversidade de estratégias e ferramentas, espera-se que os alunos participem de sua aprendizagem de forma mais efetiva, significativa e prazerosa.