15
- julho
2020
Alunos pensantes: Covid 19- conhecer para entender

O Colégio Morumbi Sul entende que a educação deve se inovar sempre e que as formas de ensino não podem permanecer inalteradas, especialmente agora, a partir de uma pandemia que provocou mudanças comportamentais em todo o mundo. O formato on-line, amplamente utilizado a partir da necessidade de isolamento social, veio para transformar o ensino e oferecer uma rica oportunidade de crescimento e maturidade para os estudantes.

Pensando nisso, a direção e coordenação pedagógica criaram projetos que vão envolver os alunos em leituras, pesquisas, análises e debates, importantes ferramentas para o seu desenvolvimento. E tudo começa com os Estudos de Caso, uma série de desafios e “provocações” ao conhecimento. E para iniciar, “Covid-19: conhecer para entender”, um tema atual e com várias possibilidades de abordagens e estudo. Este projeto pedagógico propõe-se a desenvolver e estimular a autonomia e protagonismo dos estudantes, tirando-os de uma posição passiva e colocando-os no centro do aprendizado.

Etapas do estudo vão construindo o repertório do aluno sobre o tema

Construído em etapas, o Estudo de Caso se destinará a estudantes do EFAF (Ensino Fundamental Anos Finais) e Ensino Médio. As ações e aprofundamento sobre o tema variam de uma série para a outra e envolvem etapas de busca de informações sobre o tema, análises sobre as repercussões mundiais, propagação do vírus, ações realizadas nos países, impactos econômicos, sociais e mundiais, relações internacionais, grandes pandemias na história da humanidade, características do vírus, identificação do agente etiológico da Covid-19, impactos na saúde humana, possíveis danos e medidas para prevenção do contágio e mecanismo das vacinas entre outras.

Este importante passo na proposta pedagógica do Colégio Morumbi Sul é apenas o início de um projeto de atualização e enriquecimento constante das ferramentas de aprendizagem, tão necessárias à preparação do estudante do século 21.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.