08
- setembro
2022
Capulana – mais que um tecido

Educadoras Sheila Saraiva e Priscila Cuco
4ºs anos A e B

Os alunos dos 4ºs anos acabaram de participar do projeto literário inspirado no livro “Capulana – um pano estampado de histórias”, de Heloísa Pires Lima e Mário Lemos. A atividade, repleta de descobertas e novos conhecimentos, partiu de um trabalho interdisciplinar envolvendo História, Geografia, Português e Matemática, o que enriqueceu ainda mais a proposta.

Capulana é o nome que se dá, em Moçambique, a um pano que, tradicionalmente, é usado pelas mulheres para cingir o corpo, e por vezes a cabeça, fazendo também de saia e podendo ainda cobrir o tronco. O seu uso vai muito além da moda: o tecido é usado pelas mulheres para carregar os seus filhos nas costas, para carregar trouxas e outras inúmeras funções, como toalha, cortina, pano de mesa etc.

Mais que um pedaço de tecido colorido, capulana é carregada de história, desde a sua origem, no continente asiático, até chegar a Moçambique, por meio das trocas comerciais, sempre levando encanto e curiosidade por onde passou e até nos tempos atuais.

Lá, algumas mulheres não sabem ler nem escrever, mas, mesmo analfabetas, registram os seus diários também. Como? Com as capulanas! Para muitas mulheres, o baú de capulanas é uma fonte imensa de informação, como se fosse um baú de histórias. Cada capulana guardada tem uma história e traz uma recordação.

E para trazer ainda mais vivência a essa rica atividade literária, os estudantes produziram baús e ganharam das professoras uma capulana de recordação, com uma mensagem especial sobre essa experiência vivida na escola.


Deixe um comentário