16
- abril
2021
Como os navios flutuam?

Há algumas semanas o mundo acompanhou o encalhe de um imenso navio cargueiro no canal de Suez. Após bilhões em prejuízo financeiro, finalmente o canal foi desobstruído e aos poucos o fluxo desses navios cargueiros foi se restabelecendo. Um vídeo a respeito dessa situação, utilizado nesta semana nas aulas de Física do 8º, foi o mote para a discussão: como um navio tão gigantesco consegue flutuar?

O tema da flutuabilidade e da densidade dos corpos já foi tratado em Ciências no Morumbi Sul, no 6º ano, como noticiado no site do colégio. Seguindo o princípio do ensino em espiral, este tema, anteriormente tratado de forma mais lúdica, agora ganha novos contornos para o estudo das turmas de 8º ano, com um conteúdo mais aprofundado, inclusão das bases conceituais, do cálculo da densidade e tomada das medidas experimentais necessárias para a obtenção desses valores.

De forma geral, a atividade quis demonstrar que caso o valor da densidade do corpo calculada seja menor ou igual ao do líquido em que foi mergulhado, o corpo tende a flutuar. Utilizando-se de vários objetos, como pedaços de madeira, de acrílico e cilindro de cobre, os estudantes realizaram a medição de suas massas e determinaram o seu volume por meio de cálculos ou de outras técnicas, assim chegando às densidades e confirmação se fato o fenômeno observado era corroborado pelos cálculos teóricos.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.