03
- agosto
2020
Como se preparar para as provas

O período de provas está chegando e, pensando em uma forma de ajudar os estudantes do Colégio Morumbi Sul a ter um bom desempenho, preparamos algumas recomendações que serão muito úteis em toda sua vivência acadêmica.

  • Estude sempre, não apenas no período que antecede as provas. Lembre-se que você precisa de tempo suficiente para revisar as matérias abordadas em aula, portanto, organize seu dia ou semana. Se fizer uma revisão periódica, quando chegar o período de provas será tudo bem mais fácil.
  • Durma bem na noite anterior à prova. O cérebro precisa “digerir” tudo que você estudou.
  • Leia todas suas anotações sobre os itens que cairão na prova para lembrar as coisas que aprendeu. Após a leitura, você terá uma noção melhor de todas as informações que compilou, a localização delas nas anotações e também as coisas que estão faltando.
  • Faça boas anotações. Se você não costuma fazer isso, peça para copiar as de um amigo. Acredite, isso pode fazer a diferença na hora de estudar. As anotações de outra pessoa podem explicar conteúdos que não são bem explicados no livro e destacar informações de modo mais fácil de se memorizar.
  • Consulte seu professor. Provavelmente ele não dirá exatamente o que cairá na prova, mas ele deve guiá-lo pelas matérias que serão cobradas.
  • Pergunte quem, o que, onde e quando para cada assunto que deverá responder na prova.
  • Você pode realizar pesquisas na internet, mas as melhores informações estarão presentes nas anotações, pois elas derivam dos materiais explicados em aula. Às vezes, as informações da internet podem ser diferentes daquelas apresentadas em aula.

Faça mais anotações enquanto estuda. Por mais que você possa sublinhar e destacar as notas existentes, escrever as informações facilita a retenção. Escreva conceitos com os quais está tendo dificuldade para entender ou memorizar.

  • Divida assuntos completos em partes. Por exemplo, ao tentar aprender a ordem de alguns eventos históricos, escreva todos os eventos na ordem em que ocorreram.
  • Revise o conteúdo programático. É provável que o professor tenha passado no início do ano letivo tudo que vocês devem aprender na aula. Revise o conteúdo e destaque os títulos e os subtítulos: você deve revisar ao menos essas seções para compreender a ideia geral da matéria. 

Treine na prática, principalmente se a prova for de uma matéria exata. Pratique resolver os problemas do livro didático e as lições de casa. Refaça os exercícios que errou e tente descobrir onde foi que cometeu o erro. Estude até sentir-se confortável com a matéria.

Discuta os conceitos.
Muitas vezes, é possível aprender apenas discutindo o assunto com outra pessoa que não seja o professor. Você conseguirá visualizar a informação de outro modo e até mesmo aprofundar sua compreensão.

Dica da coordenadora do EFAI, Aline Benício

É importante reservar um local calmo para que possa entender o que está estudando. Evite correrias de última hora sanando suas dúvidas com antecedência e não deixe de procurar o professor, caso tenha alguma dificuldade”.

Dica da coordenadora do EFAF e EM, Marina Taricano

Faça alguns cartões com anotações baseadas nos livros e nas aulas e depois transforme-as em questões. Desta forma, você fará uma revisão dos conteúdos de um jeito descontraído e bem tranquilo”.

Uma boa forma de se organizar com as aulas é a adoção do Scrum MS, uma ferramenta que ajuda o estudante a fazer uma checagem do conteúdo e do que deve ser estudado. Clicando na imagem abaixo, é possível fazer o download em pdf. Confira!


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.