08
- abril
2021
Construindo pontes com Da Vinci

Após uma visita virtual à Exposição de Leonardo da Vinci, dentre várias de suas criações, os estudantes dos 8ºs anos tiveram a oportunidade de conhecer a Ponte Autoportante, uma estrutura que pela sua construção sustenta o próprio peso e cargas nela aplicadas, sem necessidade de pregos, parafusos, cordas, vigas, pilares ou outros elementos. Supostamente construída por volta do ano de 1485, a ponte foi oferecida ao Duque Ludovico de Milão.

O modelo original foi feito à base de pedaços de troncos leves para serem transportados e montados e permitia, por exemplo, a passagem rápida e imprevisível de tropas sobre um rio, contribuindo para o fator surpresa, geralmente fundamental para o sucesso de uma batalha.

Diante desse contexto, os alunos foram desafiados pelo educador Seiji a construir uma ponte semelhante, testando, na prática, a funcionalidade desse projeto de Da Vinci, utilizando materiais simples como palitos de sorvete, pedaços de papelão, lápis de cor com elástico etc.

O objetivo dessa atividade que envolveu conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) foi permitir a construção e análise desse tipo de estrutura, verificando que, mesmo construções aparentemente simples, trazem soluções elegantes e eficazes para a resolução de problemas, por meio do olhar atento e de um raciocínio perspicaz, como demonstrou Da Vinci.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.