07
- abril
2021
Torre de Hanói e a Matemática

Visando tornar mais atrativo o estudo de conteúdos de matemática com os estudantes dos 8ºs anos, o educador Seiji propôs uma atividade que associa o jogo “Torre de Hanói” com os conceitos de “potencialização” e as “expressões algébricas”.

Também conhecido como torre de bramanismo ou quebra-cabeças do fim do mundo, o jogo, originário do Vietnã, foi difundido e vendido a partir de 1882, após ter sido transformado em brinquedo pelo matemático francês Edouard Lucas, tornando-se muito popular no Japão e na China.

Assim como a lenda hindu que fala sobre o trabalho de monges para transferir a torre formada por discos, os estudantes têm como desafio transferir os discos de um pino ao outro, um de cada vez, nunca posicionando um disco maior sobre um disco menor.

Na etapa atual, eles estão na fase de completar o jogo com cinco discos para a disputa de um torneio, no qual dois alunos com os melhores tempos de cada turma, 8ºA e  8ºB, disputam entre si.

Se você quiser brincar também, acesse o link abaixo e divirta-se:


https://www.noas.com.br/ensino-fundamental-1/matematica/torre-de-hanoi/.   Não é necessário fazer login, basta escolher o nível e iniciar.




Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.