Para encerrar o semestre, sob a supervisão do Educador Gilson Nery, os alunos da 1ª e 2ª séries do Núcleo de Investigações Químicas concluíram com muito destaque o módulo de Ciência Forense. Eles realizaram um Estudo de Caso em que colocaram em prática tudo o que estudaram no período, com “ingredientes” desafiadores: uma cena de mistério e suspense para os “investigadores” do 6ºs anos do EFAF solucionarem.
O roteiro se baseou em um percurso de três etapas: ambientação por meio de representação teatral, localização de pistas na cena do crime e realização de testes em laboratório que incriminavam os possíveis suspeitos.
Os alunos dos 6ºs anos foram apresentados e inseridos no contexto dos personagens e acompanharam uma pequena apresentação teatral em que o grave ocorrido apontava para quatro suspeitos. Depois da apresentação, eles foram encaminhados para a cena do “crime”, onde deveriam recolher pistas, como impressões digitais e utensílios que direcionavam para o culpado.
Ao localizarem as pistas, iam para o “laboratório forense” realizar testes físicos e químicos que os ajudassem a comprovar a culpabilidade dos suspeitos. Vale lembrar que nem todos os grupos conseguiram identificar os suspeitos pois as pistas poderiam levar a julgamentos errôneos, porém, ao final, todos aprovaram o experimento e ficaram satisfeitos com os resultados