13
- maio
2021
Desenvolvimento das plantas

Após o conteúdo teórico, os 4ºs anos participaram de um experimento nas aulas de Ciências em que abordaram a importância da luz para o desenvolvimento saudável das plantas. O objetivo era verificar o que ocorre com o desenvolvimento de plantas, na presença e na ausência de luz.

Para iniciar o experimento, os estudantes utilizaram copos com chumaço de algodão umedecido com água e sementes de feijão. Um copo ficou exposto à luz e outro em uma caixa fechada, sem receber iluminação. Porém, ambos receberam água todos os dias, durante uma semana. Vale destacar que todos os alunos participaram, seja no presencial como no on-line.

Após o período de cuidados com a semente, observou-se que tanto as sementes mantidas no claro como as que ficaram no escuro germinaram. Porém, elas apresentaram algumas diferenças em seu desenvolvimento.  As folhas das plantas que  permaneceram expostas à iluminação ficaram bem verdes,  enquanto as que não receberam luz tornaram se esbranquiçadas ou amareladas. O caule das plantas sem luz é mais fino e longo quando comparado ao das que receberam luz.

*Principais conclusões*
Embora ocorra o processo de germinação na presença e na na ausência de luz, as plantas reagem e se desenvolvem de forma diferente nas duas situações.

O desenvolvimento das plantas na presença de luz foi mais saudável.  A produção de clorofila é interrompida no escuro, por isso as folhas adquirem coloração  amarelada.

Para concluir a atividade, cheia de novos conhecimentos, os estudantes finalizaram representando o processo de fotossíntese por meio de desenhos.

 


Deixe um comentário