O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, que nasceu no mesmo dia, em 1882, e foi o criador da literatura infantil no Brasil.
Para marcar a data, os alunos do 1º ano fizeram uma visita à Sala de Leituras do Colégio Morumbi Sul, onde escolheram livros. Ainda que a esta atividade seja frequentemente estimulada, vale destacar a importância deste dia e de seu inspirador.
Entretanto, mais que uma homenagem ao ilustre escritor, esta data representa uma oportunidade para incentivar a leitura. Mesmo vivendo a era da informática, em que é possível ter todas as informações em um único clique, o livro continua sendo o principal instrumento para formação das crianças.
O hábito de sentar-se em uma roda e ter um contato visual com os livros, passar as páginas, uma a uma, ver as ilustrações e ler as histórias, desperta o encantamento nas crianças. Para os que ainda não sabem ler, os livros infantis com desenhos soltam a imaginação.
Ler sempre vale a pena.