18
- abril
2016
Berçário – estímulo ao desenvolvimento

 

 

Ao se falar em berçário, muitos logo pensam em um ambiente seguro para deixar os filhos bem cuidados e alimentados enquanto os pais trabalham. É isso também, mas muito mais. Acompanhando o que recomendam especialistas em puericultura*, os primeiros anos de vida do bebê são muito importantes para o seu desenvolvimento futuro, no que se refere às suas emoções  e habilidades cognitivas e motoras.  Para isso, os estímulos são fundamentais,  como se vê nas atividades programadas no dia a dia do Berçário MS.

*Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.

Cobertor – ao ser puxado por um cobertor, o bebê contrai a musculatura para manter-se em equilíbrio.

SONY DSC

Rolando no chão – Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê. Com esse movimento, os dois lados do corpo são estimulados.

 


 

 

Brinquedos – Brincadeiras coletivas estimulam a sociabilização e, ao mesmo tempo, contribuem para o equilíbrio postural.

SONY DSC

Manusear livros  e brinquedos – estimulam a curiosidade e o desenvolvimento da coordenação motora.

Pintura– além da “farra” que as crianças fazem, a pintura com tintas é uma boa forma de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo.

SONY DSC

Fotos da criança e da família –  A exploração do ambiente é muito importante nesta fase e, reconhecer imagens suas e da família, cria identificação e desperta o sentimento de segurança.

fotosdefamilia2

Circuito – com vários estímulos, as crianças trabalharam diversas partes do corpo em trampolins, rolo, obstáculos e muito mais.

SONY DSC

 


Comments

  • Elaine Dantas

    18/08/2020 at 12:52

    Parabéns !! Adorei as sugestões de atividades. Gostaria de poder receber, trabalho com bebés e tenho dificuldades pra realizar meu planejamento.

Deixe um comentário