Educadoras Sheila Saraiva e Priscila Cuco
4ºs anos
Nas aulas de Ciências os estudantes realizaram um estudo aprofundado sobre os vários tipos de solo e sua importância para a espécie humana e os animais. Para que a aprendizagem se tornasse ainda mais efetiva, foi lançada uma pergunta norteadora pelas educadoras:
Vocês sabiam que o solo é mais do que apenas o chão em que pisamos?
E a ela se seguiram reflexões relacionadas ao solo, como o fato de ser sobre ele que as casas são construídas, assim como os edifícios e as ruas das cidades. Além disso, entenderam que o solo serve também para dar sustentação às florestas e é usado na prática da agricultura e da pecuária.
Grande número de animais se alimentam do capim que cresce no solo, que também serve de abrigo para várias espécies de animais.
As aulas abordaram os tipos de solo: arenoso, argiloso e humífero, cujas informações serviram de base para que os estudantes realizassem um experimento para sentir, pelo tato, as características de cada um.
Os tipos de solo
Arenoso: formado por grãos de tamanho maior, que deixam espaço para a passagem rápida da água.
Argiloso: formado por grãos de tamanho menor, com pouco espaço entre eles. Armazena maior quantidade de água.
Humífero: formado por grãos de tamanho médio, onde se nota a presença de matéria orgânica.
Após o conteúdo teórico, realizamos, na prática, um experimento para que os alunos pudessem sentir através do tato, os diferentes tipos de solo.