Ensino Médio
Educador Seiji
![](https://morumbisul.com.br/wp-content/uploads/2021/06/189-2-1024x416.jpg)
Já se perguntou como ocorre o funcionamento das portas de shoppings que se abrem sozinhas? Como um sistema de iluminação pode acender e apagar sozinho? Como sistemas de alarme ligam e desligam automaticamente? Como as câmeras digitais capturam os pontos das imagens de uma só vez? Ou como funcionam os óculos de visão noturna? Perguntas como essas são respondidas e explicadas através do efeito fotoelétrico.
![](https://morumbisul.com.br/wp-content/uploads/2021/06/189-5-1024x205.jpg)
O Efeito Fotoelétrico foi observado por Becquerel em 1839, confirmado experimentalmente por Hertz em 1887 e sua explicação só foi dada por Albert Einstein em 1905, baseando-se, dentre outros estudos, nos quanta de energia, de Max Planck. Diferente do que muitos pensam, Einstein não foi premiado com o Nobel de Física em 1921 pelo desenvolvimento da Teoria da Relatividade, mas sim pela Lei do Efeito Fotoelétrico.
![](https://morumbisul.com.br/wp-content/uploads/2021/06/189-1.jpg)
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio estão estudando este tema, entendendo um pouco mais sobre a natureza da luz, sobre os fótons, a interação da radiação eletromagnética com a matéria, conceitos como constante de Planck e função trabalho, entre outros, para a compreensão desse importante fenômeno da Física Moderna.
Nas aulas, para melhor compreensão do Efeito Fotoelétrico, e para as discussões com os alunos, foram utilizados vídeos da série Física Universitária, da Universidade de São Paulo, que apresenta experimentos sobre o fenômeno e simulações computacionais do Phet (Physics Education Technology Project) da Universidade de Boulder do Colorado.
Conheça o simulador e o vídeo do experimento em: