03
- junho
2021
Efeito fotoelétrico: Einstein, Planck e Física Moderna

Ensino Médio
Educador Seiji

Já se perguntou como ocorre o funcionamento das portas de shoppings que se abrem sozinhas? Como um sistema de iluminação pode acender e apagar sozinho? Como sistemas de alarme ligam e desligam automaticamente? Como as câmeras digitais capturam os pontos das imagens de uma só vez? Ou como funcionam os óculos de visão noturna? Perguntas como essas são respondidas e explicadas através do efeito fotoelétrico.

O Efeito Fotoelétrico foi observado por Becquerel em 1839, confirmado experimentalmente por Hertz em 1887 e sua explicação só foi dada por Albert Einstein em 1905, baseando-se, dentre outros estudos, nos quanta de energia,  de Max Planck. Diferente do que muitos pensam, Einstein não foi premiado com o Nobel de Física em 1921 pelo desenvolvimento da Teoria da Relatividade, mas sim pela Lei do Efeito Fotoelétrico.

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio estão estudando este tema, entendendo um pouco mais sobre a natureza da luz, sobre os fótons, a interação da radiação eletromagnética com a matéria, conceitos como constante de Planck e função trabalho, entre outros, para a compreensão desse importante fenômeno da Física Moderna. 

Nas aulas, para melhor compreensão do Efeito Fotoelétrico, e para as discussões com os alunos, foram utilizados vídeos da série Física Universitária, da Universidade de São Paulo, que apresenta experimentos sobre o fenômeno e simulações computacionais do Phet (Physics Education Technology Project) da Universidade de Boulder do Colorado.

Conheça o simulador e o vídeo do experimento em:

https://phet.colorado.edu/sims/cheerpj/photoelectric/latest/photoelectric.html?simulation=photoelectric&locale=pt

Deixe um comentário